Soluções

° Soluções personalizadas em atenção às suas demandas e objetivos estratégicos

° Passo a passo para execução e acompanhamento

° Elucidações verbais e escritas das técnicas

° Vivências individuais e/ou em grupo

° Métodos e processos utilizados

° Plano de ação para a continuidade dos projetos

Diagnóstico organizacional

Identifique suas oportunidades!

Identifique suas oportunidades!

Pesquisa de Clima​

Pesquisa de Clima​

A pesquisa de Clima é uma ferramenta utilizada para descobrir o índice de satisfação do colaborador com a empresa , suas políticas e as relações com líderes e demais colegas.

Alinhamento de clima e cultura organizacionais

Cultura campeã!

Uma cultura organizacional com profissionais engajados que admirem a empresa em que trabalham, vai além de oferecer um pacote de benefícios. Ela é o reflexo de uma filosofia ancorada nos objetivos e valores corporativos que devem estar alinhados aos objetivos e valores de seus colaboradores.

Recrutamento, Seleção e Hunting

Atualize-se!

As diferentes gerações que entram e saem do mercado, o impacto da tecnologia e o maior nível de exigência das pessoas, são os maiores desafios para atrair e manter talentos.

Desenvolvimento de líderes

É o líder que dá o tom!

Liderar é determinar o ritmo, direcionar, orientar, compartilhar conhecimento, planejar, estipular metas e motivar. Para que tudo isso aconteça, é necessário preparo, desenvolvimento e aprimoramento constantes, já que liderar é uma das tarefas mais complexas e desafiadoras do universo corporativo.

Aprimoramento e capacitação profissional

Por que aprimorar é preciso!

Os treinamentos de aprimoramento e capacitação profissional identifica e planeja ações e procedimentos que garantam a satisfação do cliente, gerando um impacto positivo na empresa.

Workshop e vivências

Desafios promovem o desenvolvimento!

Através de vivências e atividades lúdicas, é possível simular situações que envolvam a dificuldade na tomada de decisão, a criatividade, a gestão de conflitos e demais temas. As atividades aceleram a compreensão e promovem nova percepção tendo resultado uma excelente performance.

Desenvolvimento – Coaching Executivo

Coaching, o despertador de talentos!

O coaching é um processo que contribui para o desenvolvimento de competências e objetiva ajudar as pessoas a alcançarem suas metas, a realizar resultados excepcionais e a criarem versões de carreira ideais.

Trilha de aprendizagem

Como as pessoas aprendem?

Aumentando a percepção do contexto e proporcionando maior nível de abstração. Quando aumentamos a complexidade do trabalho o profissional se desenvolve e é por isso que as trilhas de aprendizagem são uma excelente solução para promover o crescimento de seus colaboradores.

Gestão de Carreira e mapa sucessório

Aonde sua empresa quer chegar?

A pesquisa de Clima é uma ferramenta utilizada para descobrir o índice de satisfação do colaborador com a empresa, suas políticas e as relações com líderes e demais colegas.

Análise de Cargos

Descrever é fundamental!

A definição do corpo organizacional da empresa é de crucial importância para definir o que a empresa pode esperar e cobrar de seus profissionais, ampliando as chances de sucesso na contratação, treinamento e retenção de talentos.

Análise de potencial

Sim, você quer talentos!

A análise de potencial envolve desde conhecer o nível de adequação do cargo x pessoa, suas habilidades e competências, até avalia-las com base em critérios que medem valor, excelência e qualidade. Facilita a tomada de decisões importantes como a escolha dos futuros líderes e sucessores.

Diagnóstico Organizacional

O que faz de uma empresa um lugar excelente para se trabalhar é o grau de satisfação e motivação de seus colaboradores. Conhecer esses critérios impacta diretamente na qualidade da retenção de talentos.

Pesquisa de Clima

A pesquisa de Clima é uma ferramenta utilizada para descobrir o índice de satisfação do colaborador com a empresa , suas políticas e as relações com líderes e  demais colegas.

É também através da pesquisa de clima que verificamos se os valores organizacionais e culturais estão alinhados com as expectativas da organização.

A partir dos dados da pesquisa é possível:

  1. Analisar itens mais bem avaliados e criar planos internos de manutenção/ ampliação do que está indo bem
  1. Identificar áreas de insatisfação e criar planos de contingência para solucionar os problemas identificados

Alinhamento de clima e cultura organizacionais

Uma cultura organizacional com profissionais engajados e que admirem a empresa em que trabalham, vai além de oferecer um bom pacote de benefícios. Ela é o reflexo de uma filosofia ancorada nos objetivos e valores corporativos que devem estar alinhados aos objetivos e valores de seus colaboradores.

Alinhamento Organizacional

Alinhamento organizacional é a consonância das pessoas com os objetivos estratégicos da empresa. É fazer com que todos estejam alinhados com a missão, visão e valores organizacionais. É através dessa conexão, que se compõe a cultura da empresa, por isso é fundamental que todos caminhem juntos e na mesma direção.

O objetivo estratégico do alinhamento de clima e cultura organizacionais é identificar e compreender aspectos positivos e negativos da empresa, verificados através de suas práticas, políticas, processos e sistemas e cruzá-los com a percepção dos profissionais. O mapeamento irá orientar planos de ação para melhorar o ambiente de trabalho e determinar um resultado ideal de satisfação para seus colaboradores.

Recrutamento, Seleção e Hunting – Atualize-se!

Recrutamento e Seleção de vagas operacionais, especializadas e executivas

O processo de Recrutamento e seleção para vagas operacionais e técnicas se dá por meio de divulgação de vagas em sites especializados, convocação, realização de entrevistas, aplicações de testes teóricos e práticos, elaboração de laudo de seleção e encaminhamento para o solicitante, dentro do prazo contratado.

Para vagas altamente especializadas e executivas, contamos com a expertise do hunting, que busca no mercado os melhores profissionais da área solicitada. Neste caso, o processo de recrutamento e seleção segue especificações próprias ao nível hierárquico da vaga que será trabalhada, podendo ser utilizadas ferramentas de gestão tais como: âncoras de carreira, matriz ninebox, análise individual swot.

Desenvolvimento de líderes – É o líder que dá o tom!

Liderar é determinar o ritmo, direcionar, orientar, acompanhar, compartilhar conhecimento, planejar, estipular metas e motivar. Para que tudo isso aconteça, é necessário preparo, desenvolvimento e aprimoramento constantes, uma vez que liderar é uma das tarefas mais complexas e desafiadoras do universo corporativo.

Uma das técnicas que apresentam melhores resultados é a técnica da Liderança Coach.

Visa o desenvolvimento de competências essenciais à liderança, tais como: planejamento, relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, delegação, visão sistêmica, feedback, negociação, mentoria. Além disso, desenvolve  no líder, a capacidade de ensinar sua equipe a fazer o trabalho certo, da maneira certa. Sendo ele mesmo o orientador que responde questões, aponta caminhos, corrige, valida, reconhece e acompanha de perto as ações de sua equipe.  E acima de tudo, sempre compartilha  com ela, sua experiência e conhecimento.

Disponível para treinamentos in company e cursos de prateleira.

Aprimoramento e capacitação profissional – Por que aprimorar é preciso!

Os treinamentos de aprimoramento e capacitação profissionais, tem como objetivo identificar e planejar as ações e procedimentos que garantam a satisfação e a fidelização do cliente, gerando um impacto positivo nos resultados da empresa.

Os participantes podem aprender sobre:

  • A qualidade no atendimento como um diferencial competitivo, por meio de uma postura e comunicação assertiva no relacionamento com clientes;
  • Técnicas de Negociação para atendimento e relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores;
  • Resiliência e flexibilidade no atendimento ao cliente.
Workshop e vivências – Desafios promovem o desenvolvimento!

Através de vivências e atividades lúdicas, é possível simular situações que envolvam, por exemplo, a dificuldade na tomada de decisão, o desabrochar da criatividade, ruídos de comunicação, a gestão de conflitos e demais temas treináveis. As atividades aceleram a compreensão e promovem nova percepção. O resultado do aprendizado é uma nova e excelente performance.

WORKSHOPS

Os treinamentos comportamentais tem como objetivo desenvolver competências grupais e planejar as ações e procedimentos para a aplicação prática e coleta de resultados efetivos.

Os participante podem aprender sobre:

  • Jogo da Culpa – Assumir responsabilidades, resolver problemas e não culpar outras pessoas.
  • Comunicação –  Como utilizar a Comunicação Assertiva.
  • Inteligência emocional e Adversidades – Como utilizar a inteligência emocional para superar adversidades.

VIVÊNCIAS

ROLE-PLAYING

Uma das vivências mais eficientes é a utilização da técnica Role-Playing, que oferecere a possibilidade de colocar-se no papel do outro, de jogar e “ser o outro.”

Facilita o desenvolvimento da capacidade de responder mais rapidamente e adequadamente a situações novas e:

RESSIGNIFICAÇÃO DE PAPÉIS PROFISSIONAIS

A consciência da definição do papel profissional é de fundamental importância para que o profissional possa exercê-lo com foco na dinâmica e na qualidade da interação com o papel do outro. Se as duas capacidades abaixo não estiverem presentes, o ocupante terá que ressignificar seu papel dentro da organização.

  1. Capacidade de perceber o seu papel (clareza do seu papel em ação) e o do outro (clareza do contrapapel correspondente – papel do outro). Isto é a aptidão para decifrar ou ler os próprios papéis e o dos outros
  2. Capacidade de responder adequadamente (representação com espontaneidade).

A cultura é muito importante para a definição dos papéis, porém a ressignificação se dá entre o indivíduo e suas relações.

Desenvolvimento e Coaching Executivo – Coaching, o despertador de talentos!

O coaching é um processo que contribui para o desenvolvimento de competências e objetiva ajudar as pessoas a alcançarem suas metas, a realizar resultados excepcionais e a criarem versões de carreira ideais.

O Coaching Executivo trabalha com o desenvolvimento de competências profissionais em três papéis. O foco é na carreira ideal.

  • Coaching de Skills – Foco em um projeto atual, onde uma nova competência é requerida.
  • Coaching de Performance  (Promoções horizontais) – Foco na efetividade no cargo atual, visando o  alcance da qualidade técnica.
  • Coaching de Performance (Promoções verticais) – Foco na mudança de cargo ou grau de autonomia, para o desenvolvimento de competências múltiplas.
  • Coaching de Desenvolvimento – Foco em responsabilidades do cargo futuro ou no futuro da carreira, com o planejamento de ascensão de carreira.
Trilha de aprendizagem – Como as pessoas aprendem?

Aumentando a percepção do contexto e proporcionando maior nível de abstração. Quando aumentamos a complexidade do trabalho o profissional se desenvolve e é por isso que as trilhas de aprendizagem são uma excelente solução para promover o crescimento de seus colaboradores.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Trilha de aprendizagem é uma coletânea de diversos recursos de estudo presenciais e/ou on-line:

  • E-learning
  • Games
  • Storytelling
  • Cursos de prateleira
  • Vídeo
  • Mobile
  • Rapid learning

Estes recursos devem ter coerência e sinergia para ao final, ajudar o profissional a adquirir a competência que a organização precisa.

Gestão de Carreira e mapa sucessório – Aonde sua empresa quer chegar?

Preparar pessoas para ocupar posições críticas para o negócio é uma estratégia para retenção de talentos, know-how e expertise, o que necessariamente conduzirá a uma forte vantagem competitiva.

CARREIRA E MAPA SUCESSÓRIO

O mapa sucessório é um exercício estratégico e visa avaliar qual a capacidade da organização em preparar pessoas para ocupar posições críticas para o negócio.

Significa balizar as expectativas das pessoas e implica em um posicionamento claro da organização sobre qual a contribuição esperada.

Oferece uma série de vantagens ao permitir um conhecimento profundo sobre o desempenho das pessoas e revelar problemas que podem estar inibindo o desenvolvimento da organização.

A MATRIZ NINE BOX

Ferramenta fundamental, utilizada como base para a criação de um modelo de meritocracia da organização, facilitando as avaliações individuais e a tomada de decisões importantes, como a escolha das futuras lideranças da gestão.

Classificação nine box

Análise de Cargos – Descrever é fundamental!

A definição do corpo organizacional da empresa é de crucial importância para definir o que a empresa pode esperar e cobrar de seus profissionais, ampliando as chances de sucesso na contratação, treinamento e retenção de talentos.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

O objetivo principal é a definição do corpo organizacional da empresa.

Consiste na descrição detalhada de cada cargo existente, deveres e responsabilidades, a qual departamento pertence, hierarquia e competências.

É de fundamental importância para auxiliar o funcionário na hora de realizar suas tarefas, assim como a almejar um cargo superior.

Também define o que a empresa pode esperar deste funcionário e o que ela está apta a cobrar dele.

ARQUITETURA DE CARGOS

Objetivos: A correta definição do cargo amplia as chances de sucesso nos processos de seleção, contratação, treinamento, retenção e demais ações voltadas para os profissionais dentro da organização. Para tanto, três dimensões são importantes: Conhecimentos, habilidades e atitudes ou comportamentos.

Tais dimensões são contempladas para a criação de cada cargo, definindo as atitudes de alta performance e consequentemente, os resultados associados ao escopo de atividades de cada cargo.

Possibilidade de edições, correlações entre o desenho do cargo e perfil de candidatos e funcionários.

NÍVEL DE ADEQUAÇÃO CARGO X PESSOA

É a correlação estabelecida entre a arquitetura do cargo e o perfil profissional do atual ocupante.

A partir desta análise, é possível verificar quais fatores possuem congruência, quais são as características que se destacam e qual o potencial de desenvolvimento de cada competência.

Análise de potencial – Sim, você quer talentos!

A análise de potencial envolve desde conhecer o nível de adequação do cargo x pessoa, suas habilidades e competências, até avalia-las com base em critérios que medem valor, excelência e qualidade cruzando desempenho com o potencial para crescimento. Facilita a tomada de decisões importantes como a escolha dos futuros líderes e sucessores.

ASSESSMENT DISC

O DISC oferece um insight de um estilo individual que é adequado para  prever  tendências  de  comportamento.

Descreve a forma de agir de uma pessoa, suas motivações e necessidades, os tipos de relações interpessoais que estabelece e suas reações à diversas circunstâncias.

  • Dominância (D) é o fator que relata desejo por controle, poder e assertividade.
  • Influência (I) relata uma abordagem social e um estilo de comunicação próprio.
  • Estabilidade (S) é o fator da paciência, persistência e consideração.
  • Conformidade (C) descreve uma abordagem para estrutura e organização
GRÁFICO ESTRUTURAL

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante de gestão de pessoas que corresponde à uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza , das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É um processo que serve para avaliar o valor , a excelência, a qualidade do profissional e a contribuição deste para a organização